Metodologia Experimental
Foi realizado no Instituto SAMITEC a avaliação da eficácia do aditivo antimicotoxinas PROTEGE PROM nas concentrações de 0,25% e 0,50% ante uma adição de 1 ppm de aflatoxinas à dieta de suínos (28 dias).
Foram utilizados 30 boxes com área útil total de 0,70 m2 equipados com comedouros semiautomáticos e bebedouros automáticos. A sala de alojamento dos suínos possui sistema de controle de temperatura ambiental e exaustão para eliminação de gases.
Foram utilizados 30 leitões machos com 6,73 kg de peso vivo médio inicial. As dietas foram isonutritivas e formuladas segundo as exigências nutricionais do NRC (2012). Foi elaborada uma dieta basal com milho, farelo de soja e premix vitamínico/mineral. As matérias-primas e as dietas experimentais foram analisadas para presença de micotoxinas (aflatoxinas, zearalenona, deoxinivalenol, fumonisinas, diacetoxiscirpenol, toxina T-2, e ocratoxina A). Nenhuma micotoxina foi detectada nas matérias-primas utilizadas. A ração foi fornecida três vezes ao dia. Os animais tiveram livre acesso à água.
Resultados:
- Aumento do peso vivo em 17,3%;
- Aumento do ganho de peso diário em 29,45%;
- Melhora na conversão alimentar em 20,76%;
- Ainda, PROTEGE PROM preveniu alterações sobre os parâmetros de histomorfemetria jejunal e histopatologia de fígado.